
Extração de nióbio deve triplicar na Mineração Catalão
A Anglo American, Mineração Catalão, tem um projeto de expansão que deve triplicar a produção de ferronióbio na região até 2017. A primeira fase do projeto Boa Vista Fresh Rock prevê elevar a produção atual de 4 mil para 6,5 mil toneladas a partir de 2014, com investimentos de cerca de US$ 300 milhões. A segunda etapa, que ainda terá investimentos definidos, prevê atingir a produção de 15 mil toneladas de nióbio em 2017.
A informação foi dada esta semana pelo gerente geral de Operações de Nióbio da Anglo American em Catalão e Ouvidor, Paulo Guimarães Misk, durante o 1° Workshop Mineração para Jornalistas, realizado pela empresa em Belo Horizonte (MG).
De acordo com ele, o projeto de expansão da Mineração Catalão ainda está na fase de estudos técnicos e não foi aprovado, mas a primeira etapa já está sendo iniciada, com obras de terraplenagem.
Empregos
Os US$ 300 milhões serão investidos em equipamentos, montagem e processos, mas Paulo Misk ainda não sabe precisar quantos empregos serão gerados na região após a conclusão do projeto de expansão de nióbio. “Só podemos garantir que o projeto vai gerar mais empregos e divisas para o Estado de Goiás, pois temos vocação para crescer”, afirmou.
A Mineração Catalão emprega 384 pessoas, possui 417 contratados e conta com três unidades: Mina Boa Vista (Catalão), Planta Boa Vista (Ouvidor) e Planta Tailings (Ouvidor).
Fonte: Portal Catalão